Evolução

1. Processo gradativo e progressivo de transformação, de mudança de estado ou condição.

Conceito que a Phytus agrega à sua marca e em seu empresa. Mudanças necessárias para alinhar com o mercado e as tendências mais importantes que o acompanham.

Significados

Buscando conceitos que traduzam a empresa no seu símbolo visual - a marca - temos na folha, o processo de germinação das plantas - desde a semente, enquanto embrião, até a formação da plântula e dos primeiros nós, juntamente com as folhas verdadeiras. Representando a proteção dos fatores externos que o solo confere à semente-embrião, o "P" da palavra "Phytus" envolve a planta que está para surgir, que, por sua vez, produzirá novas sementes e plantas. Assim, o Phytus deverá ser visto como uma empresa dinâmica, confiável, séria, comprometida com seus clientes e resultados.

Aproximando o símbolo às formas orgânicas e irregulares da natureza, a folha representada passou por uma modificação com a quebra da simetria utilizada anteriormente. Além disso, a marca ganhou movimento e dinamicidade com as duas cores presentes na folha, simbolizando a agilidade e a versatilidade do trabalho desenvolvido pelo grupo Phytus.

No plano simbólico, a marca conota o nascimento, o crescimento e a renovação do conhecimento. Paralelamente, indica a produção do conhecimento enquanto algo que é compartilhado com o seu público, seja na prestação de serviços na área da pesquisa, seja na área do ensino.

A fim de simbolizar o crescimento e o desenvolvimento da empresa, a abertura do "P" da palavra "Phytus" foi invertida para simbolizar o desenvolvimento da folha. Esse movimento conota a expansão e abrangência da empresa em outros mercados na área do agronegócio, no sentido de aspiração ao futuro. Portanto, a marca deseja traduzir, em mesma proporcionalidade, as mudanças ocorridas na empresa.

Questões técnicas da marca

Cores

O azul e o verde atribuem energia, dinamicidade e jovialidade à marca, representa também a agronomia e a natureza.

CMYK 100 90 35 25
RGB 31 48 95
HEXA #1F305F
Pantone 195-1 C
CMYK 80 0 100 0
RGB 13 177 75
HEXA #0DB14B
Pantone 282-1 C
CMYK 60 0 80 0
RGB 108 191 103
HEXA #6CBF67
Pantone 286-2 C

Verde

Os dois tons de verde presentes na folha representam diretamente o objeto central de pesquisas do Phytus.

Azul

Simboliza o conhecimento e a seriedade envolvida nos trabalhos realizados, tanto na área de pesquisa, quanto de ensino e comunicação. Representa também o líquido, a essência que todo organismo vegetal necessita, a água, nutrientes para a planta desenvolver-se bem e que também é objeto de estudo da empresa.

Tipografia

A Marca do Instituto Phytus é composta por duas tipografias:

Criada exclusivamente para a acompanhar o novo conceito da empresa, sua concepção foi baseada na fonte Zurich, porém suas formas arredondadas foram acentuadas, suavizando as ascendentes e mantendo-a impactante.

A nova fonte é utilizada em todos os outros produtos que compõem o portifólio de marcas do Instituto Phytus.

Source Sans PRO

A tipografia secundária da marca, enquadra-se no estilo Sans-serif, é uma fonte completa, pois contém caracteres especiais, bold, italic e acentuações. Dotada de traços suaves, limpa, possibilita um ritmo fluido para a leitura, conferindo perfeita legibilidade.

É uma webfont, ou seja, pode ser utilizada para aplicação em websites sem problemas para ser executada.

A fim de reforçar a identidade e aumentar a presença da empresa no mercado, recomenda-se o uso desta família tipográfica para a geração de materiais institucionais, websites, materiais de divulgação e trabalhos internos.

lightnormalsemiboldbold

Aplicações

Versão principal da marca

Versões secundárias

Versões simplificadas