Cidade catarinense é campeã de produtividade e qualidade de arroz no Brasil

Published on Feb. 28, 2012
O município de 4,6 mil habitantes do Alto Vale do Itajaí chama a atenção de especialistas. Produz 240 sacas ou mais 11 toneladas de arroz por hectare. Números que fizeram da pequena cidade a maior produtora do grão irrigado por hectare no Brasil. 



E não é só a quantidade que surpreende. A qualidade também é destaque. "Hoje mais de 50% do que é produzido aqui serve como semente e é enviado para vários países da América do Sul", diz o técnico agrícola, Olímpio de Paula. 



Os dados de produtividade levaram o município ao Ranking Brasil, uma espécie de Guinness Book nacional. Extra-oficialmente, uma comitiva de estudiosos franceses revelou à Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina (Epagri) não existir produção de arroz irrigado por hectare similar no mundo. 



Pontos positivos 



O segredo tem a ver com o zelo do trabalhador rural com a terra. Como são pequenas áreas de plantio, o cuidado pode ser maior. 



Alia-se a isso o clima e o desenvolvimento de tecnologias, em parceria com a Epagri. O resultado é uma produção 100% com foco no arroz irrigado. Ao todo 65 produtores atuam na cidade. Apesar do tamanho da safra, o atendimento é basicamente às cooperativas regionais. 



"Essa qualidade e produtividade são resultado de muito trabalho da Epagri e dos produtores da cidade. Além disso, a tecnologia e o clima ajudam", explica o técnico que mora na cidade desde 1975. 



Com a economia baseada na agricultura, com culturas variadas como o fumo, arroz, milho, feijão e batata, Agronômica possui pecuária baseada na produção de ovos e bacia leiteira, além de indústria de refrigeração automotiva, cerâmica e pequenas facções. 



Agronômica sedia a Festa Estadual do Arroz a partir desta sexta-feira 



A colheita do arroz que é exemplo para o Brasil começa em março e será uma das atrações da 6ª Ferroz, Festa Estadual do Arroz. O evento será realizado entre os dias 2 e 4 de março.



Fonte: Agrolink

Meet Elevagro